A engenharia, vista de forma ampla, atua principalmente nos investimentos a serem realizados no país, independente de serem públicos ou privados, apesar de sabermos que os estes superam em grande escala os outros.

Deve-se considerar, entretanto, que nos últimos anos, o investimento privado foi em grande parte realizado na aquisição de ativos existentes, agregando pouco à capacidade produtiva nacional. Sabemos que o estado brasileiro sempre foi contratante considerável quando se trata de investimentos relativos à infraestrutura e óleo e gás no país, tendo sua queda se refletido de forma clara na renda nacional e na reposição da depreciação da infraestrutura nacional, implicando em desgaste do ativo imobilizado em virtude do uso, da ação dos elementos naturais e da obsolescência, além do aumento de custo operacional e da piora das condições de uso.

Não se pretende aqui analisar de forma profunda as causas da imensa queda do crescimento brasileiro nos últimos 30 anos, mas sim suas consequências sobre a engenharia nacional. Esta, paradoxalmente, apresentou grande crescimento das empresas de construção nacionais que se expandiram até internacionalmente além de diversificaram suas áreas de atuação. Já a demanda por estudos e projetos às empresas de consultoria, após passarem por pequena recuperação neste século tiveram perdas consideráveis nos anos recentes.

Em ambos os casos, as grandes perdedoras foram as empresas brasileiras de engenharia as quais foram parcialmente desfeitas, em primeiro lugar pela atuação judicial incapaz de preservar ativos e afastar dirigentes desonestos, em segundo lugar pela queda do investimento público, em terceiro pela queda continuada do setor industrial e, por último e mais importante, a incapacidade de incorporar ao mercado brasileiro a maioria da população que consume consideravelmente menos que sua necessidade.

Tais fatos levaram o setor de consultoria de engenharia a diminuir suas receitas, havendo a expectativa de que com o restabelecimento do crédito e a realização de uma reforma tributária justa, que induza o aumento do investimento nacional, possa o setor de consultoria compor o esforço de crescimento.

A Ambiental sempre se situou como uma empresa vinculada aos interesses sociais no Brasil, tendo forte atuação em empreendimentos que pelo seu objeto e forma de atuação contribuem para a melhoria das condições de vida da população na qual está inserida.